"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade."
30 de nov. de 2009
identidade dependente.
Vivendo em meio a uma sociedade onde incomoda optar pelo diferencial, devemos repensar nossa identidade. E esse conceito esta ligado a um nome, fisionomia e proporção; ser alguém. Existem diversos modos de interpretar uma identidade, mas apenas uma semelhança: somos homens e mulheres, que falamos e somos seres humanos.
Tudo isso tomasse como base, um repertorio; uma historia familiar e social. Percebemos desde a mudança da Idade Média para o Renascimento, onde os conceitos que eram levados em consideração e tinham grande valor, hoje podemos dizer que não importam mais ou uma determinada maneira de entender as coisas naquela época não é mais a mesma. Hoje, valoriza-se um ser humano e o que esperamos dele. Umberto Eco fala que, "Para pular é preciso dar um salto para a frente, mas para fazer isso é preciso tomar distância, e portanto dar uns passos para trás. Se não vai para trás não vai para a frente" , e Lacan faz sua interpretação no “o estádio do espelho” um drama, onde o desenvolvimento da identidade tem uma fase decisiva; não é algo que nasce com o individio, e sim é formado por ele. Em frente ao espelho formasse o ‘outro’ e também a linguagem, formando uma identidade e um reconhecimento. Por exemplo: Criança se tranformando em um adulto.
No drama “O beijo no asfalto” de Nelson Rodrigues, em determinado momento os personagens retiram as máscaras e inesperadamente se apresentam como realmente são. Depois de um ato de caridade ( o beijo) feito pelo personagem principal Arandir, ao saciar o desejo de um homem prestes a morrer no asfalto, ele acaba sendo vitima de uma sociedade dominada pela degradação moral e ética, mesmo não existindo nenhuma malicia na sua atitude.
Sem o ‘outro’ e o desejo do outro, não há como construir uma identidade, Lacan chama isso de “Identidade alienada”, pelo ‘eu’ ser dependente e nunca estar sozinho. Esse desejo é percebido atraves da linguagem, fazendo com que a criança crie sua vida, gostos, escolhas e carater, indepentende dos pais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário