Vivendo nesse mundo de manipulações e pessoas sendo robotizadas por outras, paramos para refletir na importância do pensar. Ser um pensador, aquele que analisa as coisas a sua volta e consegue formar seu proprio raciocinio, sem se deixar influenciar; ter liberdade e prezar por ela sempre. Giordano Bruno foi um exemplo; era filósofo e teologo, tinha sua ideologia que contrariava as ideias aceitas, levando ele a ser condenado a morte pela inquisição romana justamente por heresia.
O ser humano deveria desfrutar mais da essencia que o lema “Sapere Aude” afirma; significa ousadia do saber, atreva-se a saber ou ainda, tenha a coragem de usar seu proprio entendimento. A peça O inimigo do povo, escrita por Henrik Ibsen, mostra o conflito existente entre o coletivo e o individual; narra sobre um lugar, onde a maior fonte de renda é o turismo, por ser um balneário. E la vive o Dr. Stockmann, um médico bem conceituado na cidade, e ele descobre que a água esta contaminada e sente-se no dever de levar a verdade ao povo. E realmente o faz, mesmo sabendo das consequencias ruins ele prefiriu manter sua ética profissional e de vida, mantendo-se firme até o final.
Ser diferente, é o desejo de todos os homens, e isso só é possivel a partir do ‘outro’. Mas ninguém pensa por ninguém, ou não deveria, mas existem muitos alienados, vitimas do conformismo social, que se deixam levar pelo bom e pelo belo, e também pela preguiça de usar o dom do pensar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário