"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade."
30 de out. de 2009
para gostar de rir. (2)
29 de out. de 2009
vendendo palavras.
Personagens principais: O desejo, a angústia e a compulsão por comprar.
Num supermercado, os consumidores passam o tempo enchendo seus carrinhos e não conseguem sair de lá. Durante todo esse tempo acontecem várias historias de personagens e realidades diferentes. O mundo exterior só aparece através de máquinas digitais, (computadores, telefones e câmeras), e as pessoas que permanecem la, esperam sua vez de entrar nesse 'mundo do consumo', como numa sociedade, não tem lugar para todos. Os produtos a venda, nesse cenário totalmente branco, são conceitos e idéias; exibidos como caixas de muitos formatos, com inscrições que remetem a slogans publicitários. A intenção do drama foi mostrar como a sociedade encara a perca dos valores sociais e todos os personagens, dispostos por emoções e sentimentos, que costumam acompanhar o ato da compra.
"Consumismo desenfreado, Estresse em seu padrão de vida, Doenças, Ação contra o tédio... Aumente seus padrões diminuindo suas expectativas. Não há atalhos, só desvios. Todo problema é uma oportunidade. Se você não consegue mudar o vento, ajuste a vela. Nunca desista!"
Cena do filme "1,99 - Um Supermercado que vende palavras"
28 de out. de 2009
para gostar de rir.
razão.
Acorde arrependido, mas não durma com vontade! (Razão prática, é a Teoria de Kant, explica que a vontade se dirige espontaneamente para o bem, sem interferência da inteligência. É o sistema moral de Kant... "a revelar como essência sua a liberdade da vontade, liberdade que é assim compreendida como autonomia.") Parei em frente a minha janela, estava chovendo. É um bom canto para ficar sozinha e entrar no particular sem ser atrapalhada. Estava anestesiada, não sei o que sentia naquele momento. Lembrei de tudo que passamos, foram lembranças muito boas. Fiquei sorrindo em recordar teu sorriso. Foi muito bom todo sentimento, quando fizemos valer à pena, todo tempo ao seu lado foi ótimo. Cada minuto, cada segundinho, tua respiração, seu coração, seu corpo, sua boca, seus olhos negros que falam muito comigo. Tudo em você me fez bem, enquanto o tempo deixou durar... Chorei. Chorei porque quero a maior felicidade para uma pessoa que nunca me fez sofrer. Nunca quis enganar ninguém, e não seria agora que assim faria. Tentei de todas as formas ser verdadeira comigo, com a gente, abri o jogo com tudo que eu sentia, ou não sentia. Infelizmente não sou boa em definir as coisas que sinto, tenho um medo bobo. Errei. Amor é um sentimento que eu não sei definir e nunca houve alguém que me ensinasse a senti-lo com toda sua complexidade. Depois de tanta relutância interna, remexendo e revirando todo aquele medo que me prendia, a coragem veio para afagar minha alma, e libertá-la, fazendo com que me tornasse forte, pelo menos naquele momento oportuno de pronunciar as palavras na hora e da maneira certa. Houve tristeza e cautela. Logo o alivio se fez...por completo. Um banho de água fria, refrescando-se do calor exaustivo. É muita responsabilidade cuidar do coração alheio, ele é tão frágil, e nós incapazes de satisfazê-lo quando não estamos em sintonia. Minhas vistas eu diria que vêem nuances, além do óbvio, além da superfície e das aparências. Vejo um mundo repleto de possibilidades, além do simples ‘sim e não’, do ‘certo e errado’, do ‘positivo e do negativo’...que entre o preto e branco existem milhares de nuances. O tempo é o senhor da razão e com ele escolhi me conhecer. Ter o meu tempo. Formar minhas opiniões, querer minhas vontades, agir, fazer acontecer. Deixei subir para a cabeça, não para o coração! Hoje eu respiro, por mim. Razão... abrir mão, argumentar e justificação, desafiar, pensar, raciocinar, arriscar sem medo do errar!
27 de out. de 2009
tem ou não tem? eis a questão.
Somos movidos a caráter, ou você tem, ou você não tem!
"Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente, A gente muda o mundo na mudança da mente, E quando a mente muda a gente anda pra frente, E quando a gente manda ninguém manda na gente (...)"
21 de out. de 2009
Regra da exceção.
O inteiro é mais interessante, A preferência sempre é do completo Se não for suficiente, será sempre insaciável. Beberá toda suas águas, e morderas tua própria língua. O som só sai perfeito se o instrumentista souber o que fazer, Mas ela se basta com os pés, quando estão soltos, dançam e fazem ruídos perfeitos, embalados num ritmo único, alucinando os olhares deslumbrados. Internamente soam risadas de certezas, pelas incertezas alheias serem lógicas demais. Vou na valsa quando quero e acelero o passo do samba quando convém. E nesse vai e vem formasse uma procura, mas esse alguém entendedor de mim parece estar tão longe. Ninguém segura, muito menos alguém prende. Satisfação? Só se por merecimento, caso contrário, nada feito. Sua arte bem feita é praticada, muito pouco falada. Mas se olhares além da fachada percebera o alcance da obra esporadicamente. Se traçar objetivo, arriscará suas melhores armas para concluí-lo. Talvez por orgulho ou um simples provocar de ego. Precisando, acham-se esconderijos até mesmo atrás de sua intriga. Malandragem com pitada de malicia. Tempero certo do seu sorriso. Deixando transparecer da alma sua intimidade para os bons entendedores. Aqueles que a fascinam, mas tampouco dominam. Pelos seus ideais traçados e abrangências enlouquecedoras. Objetividade em suas escolhas é o primeiro passo, o segundo é esperar o resultado. Se vantajoso talvez estejas envolvido; se desvantagem, estarás descartado. Como um animal selvagem a procura da caça. Com sede de vida. Pode parecer complexo; não para aqueles que observam suas fartas entrelinhas.
se.
15 de out. de 2009
som da poesia.
Existem palavras que soam dentro da gente, sem necessidade de exprimirem verbetes. Poesias sonoras e musicadas. Fechando meus olhos para ver, tudo aquilo que apenas escuto, sentindo tudo aquilo que não consigo ver, que pode me tocar, mesmo que seja só dentro da alma. Arrepiam todo meu corpo, com melodias e notas, que fazem instrumentos ecoarem falas sem ao menos terem boca.
Sentada com meu silêncio, Solto os pensamentos com o vento, Buscando a musica que trás liberdade Viajando e escrevendo sonetos. Das palavras faço versos, Melodias, prosas e rimas, Transformo em poesia Todo som com sentimentos. O som da poesia tem nome Uma conseqüência de verdades, Transmitidas para quem sabe apreciar Mistérios, paixão e saudade. Criam-se sinfonias com letras, Tocam-se concertos reais Unem-se todas as letras Que jamais serão iguais.
9 de out. de 2009
alienação.
7 de out. de 2009
paciência.
Em uma situação complicada, Deparo-me com um turbilhão de problemas adicionados, Incontrolados. Uma virtude de quem agüenta sem queixas Sem revoltas. Qualidade de quem espera, mantêm a calma respira fundo . Mesmo que por alguns minutos se tente pensar Algo que na mente não se enquadra Não se encaixa. Aparece uma escuridão repentina de todo o nada Precisei pensar, então sumiu. E vem a luz quando se resolve tudo No obscuro. Conhecemos a cura daquilo que escondemos A vida é rara demais para não se preocupar impossível desperdiçar o tempo se deixar levar, de uma maneira leve manter a cabeça no lugar, se desesperar só o faz parar de andar e o caminho parece cada vez mais pesado, exausto. Perseverar a chegada em cada passo, Em todo o seu trilhar Determinar!